A PRÓXIMA POSTAGEM SERÁ NO DIA 16 DE DEZEMBRO
A PRÓXIMA POSTAGEM SERÁ NO DIA 16 DE DEZEMBRO

quarta-feira, 31 de março de 2010

A LENDA DA SAMARITANA

Reza uma lenda encantada que uma mulher de grande formosura foi ao poço de Jacó…

Naquele tempo Jesus encontrava-se a braços com a missão de unir as tribos dispersas de Israel, começando por reunir os judeus com os samaritanos e galileus num reino messiânico único.
Para cumprir esse desígnio era-lhe necessário passar por Samaria; e assim chegou a uma cidade chamada Sicar, junto à herdade que Jacó dera a seu filho José.
Ali se encontrava um poço, conhecido pelo “poço de Jacó”.

Jesus, cansado da viagem, sentou-se junto ao poço, era cerca de meio-dia, enquanto os seus discípulos iam à cidade comprar comida.
Alguns momentos depois, Jesus viu acercar-se uma mulher de Samaria, que vinha buscar água ao poço. Era lindíssima!
E Jesus disse-lhe:
- Dá-me de beber.
Respondeu-lhe a mulher samaritana, de seu nome Madalena:
- Como, sendo tu judeu, me pedes de beber, a mim, que sou mulher samaritana? (os judeus não se comunicavam com os samaritanos.)
Jesus retorquiu:
- Se conhecesses o dom de Deus e soubesses quem é que te diz “ dá-me de beber”, tu me terias pedido e eu te daria água viva.
Disse-lhe a mulher:
- Senhor, tu não tens com que tirá-la, e o poço é fundo; onde vais então arranjar essa água viva? És tu, porventura, maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, e também os seus filhos, e o seu gado?
Replicou-lhe Jesus:
- Todos os que beberem desta água voltarão a ter sede, mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele em uma fonte de água que jorra para a vida eterna…
A mulher suplicou:
- Senhor, dá-me dessa água, para que eu não mais tenha sede, nem precise vir aqui tirá-lo do poço.
Disse-lhe Jesus:
- Vai chamar o teu marido e venham cá os dois.
Ao que a samaritana respondeu:
- Não tenho marido.
- Disseste bem, não tens marido – ripostou Jesus. Porque cinco maridos tiveste, e o que agora tens não é teu marido; isso disseste com verdade.
Então Maria Madalena, estupefacta, exclamou:
- Senhor, vejo que és profeta!
E, dizendo isto, Madalena foi-se acercando de Jesus, segurando-lhe nas mãos.

Jesus, perturbado com a presença assim próxima duma mulher tão bela, não resistiu e docemente depositou nos seus lábios um ardente beijo.

Ao ouvir as vozes dos discípulos que regressavam da cidade com a comida, Madalena colocou o cântaro na cabeça e afastou-se rapidamente.


Com base neste lendário episódio o poeta açoriano Eduardo Bettencourt compôs o poema que se segue, e que deu origem ao belíssimo Fado de Coimbra que está ouvindo.
Para quem não sabe, este fado estava proibido pela censura durante a vigência do Estado Novo (regime de Salazar), o que significa que não podia ser transmitido na rádio nem cantado em locais públicos.
Contudo cresci a ouvir a minha Mãe cantá-lo, em casa, é claro. Talvez por isso tenho um carinho especial por ele.

SAMARITANA

Dos amores do redentor
Não reza a história sagrada,
Mas diz uma lenda encantada
Que o bom Jesus sofreu de amor

Sofreu consigo e calou
Sua paixão divinal
E assim como qualquer mortal
Um dia de amor palpitou

Samaritana plebeia de Sicar
Alguém espreitando
Te viu Jesus beijar
De tarde quando
Foste encontrá-lo só
Morto de sede, junto à fonte de jacó

E tu, risonha, acolheste
O beijo que te encantou
Serena empalideceste
Jesus Cristo corou
Corou por ver quanta luz
Irradiava da tua fronte
Quando disseste Oh bom Jesus
Que bem eu fiz Senhor em vir à fonte.

Samaritana, plebeia de Sicar…

Texto meu, resultante de várias consultas na Net.
Imagens da Net.

45 comentários:

Unknown disse...

Bom dia Mariazita
Lenda ou não, este texto consta do Novo Testamento.
É um dos textos líricos sagrados.
Encaro esta história com naturalidade
-O carinho de Deus para o seu povo.
Não era a Sua fome e a Sua sede que O levaram a pedir água à Samaritana
Nesta lenda há uma ligação com o nosso interior e no final parece que todos nós ficamos com sede.
Será que ganhamos força para Lhe pedir um pouco de água.....?
Será que tenho medo de beber e ficar contagiado.....?
É que o amor de Deus transforma a nossa vida. Inquieta-nos e transforma-nos em servos de Deus.
Um beijinho para ti e votos de uma Santa Pascoa para todos.

Desnuda disse...

Mariazitaaaa,

que história linda! E Madalena tinha tanta pureza no coração. E o Mestre viu a sua alma tão bela quanto ela fisicamente. E foi desta forma que Maria Madalena tornou-se uma missionária e realmente preencheu a sua vida pela fé e assim saciada. É evidente a importância de Maria Madalena na história de Jesus.Tanto é que após a sua ressurreição foi a ela que Jesus mandou uma mensagem aos apóstolos.

O fado, não conhecia e é lindo! Adorei, amiga!!! Obrigada.

Beijos, querida!

Vicktor Reis disse...

Querida Mariazita

Esta estória, está lenda, a fescura da límpida água é primaverial como o beijo que Jesus deu a Maria Madalena.

Beijinhos.

Vitor Chuva disse...

Olá Mariazita!
Tal como um grande parte dos escritos da Bíblia, também este episódio é um misto de parábola e metáfora, cheio de segundos sentidos, destinado a ser lido para além do que lá está - e de lá são muitas as conclusões atirar, sobretudo para os crentes.
A letra inspirada neste episódio está muito bem adaptada, é um prazer ouvi-la, e encaixa lindamente na quadra que atravessamos.
E, já agora, boa páscoa com muitos folares docinhos.
Beijinhos.
Vitor

Mariana disse...

Que linda esta lenda...
que mensagem passou.

António Gallobar - Ensaios Poéticos disse...

Uma maravilha de conto para a quadra que se aproxima, lenda ou não, no novo testamento ou não prova que todos nós estamos sempre sujeitos a ser tentados por coisas que encontramos no nosso caminho.

Desconhecia a parte do fado não sabia que tinha sido censurado, estamos sempre a aprender parabens gostei muito.

Deixo aqui ficar um beijinho e desejar uma boa Pascoa.

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querida Mariazita,

Valeu bem toda a pesquisa e todo o trabalho, está simplesmente fantástico!!!

Não conhecia a história, só a canção.
Gosto de pensar que Jesus amou e foi amado, como qualquer um simples mortal.

Adorei.
Nota 20:))))

Páscoa muito Feliz amiga, para si e todos que a rodeiam.

Beijinhos,

Irene Moreira disse...

Mariazita
Deus sempre esteve a fente de seus súditos e essa Lenda da Samaritana já a conhecia de livros bíblicos.

Muito linda essa história e esse amor Divino é que nos alimenta e mata a nossa sede.

Beijos de Uma Feliz Páscoa.

Fátima disse...

Menina!!!
Que graça, que encanto.
Eu nunca havia andado
por esses cantos...
E você eu encontrei.
E me encantei!

Parabéns!
Uma feliz Páscoa.
Com carinho
Fátima

Luna disse...

Adoro esse fado de Coimbra, tem uma força imensa
beijinhos

Daniel Costa disse...

Mariazita

O episódio de Samaritana, mesmo meu conhecido, gostei muito de como coordenaste o texto. Do poema e da música música não me recordo e gosteiimenso. Normalmente, tudo o que censura proibia era bom.
Sobre se ou não feliz, está dentro de nós. Eu era e nunca deixei de ser. Na época vivia o que imaginara durante toda a juventude.
Boa Pascoa.
Beijos
Daniel

Jeferson Cardoso disse...

Olá! Chamo-me Jefhcardoso, sou interiorano do interior de São Paulo, fisioterapeuta brasileiro e inspirado; e quero aproveitar que lhe conheci através do aconchegante “Pequenos Detalhes” e lhe convidar a conhecer o meu lugar mais íntimo, o meu blog:

http://jefhcardoso.blogspot.com .

Abraço!

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querida Mariazita,

É tudo, tão somente, uma questão de escala.
Dou 20 valores! O máximo !!!

Amiga, li todos os comentários, sempre leio.
O José é sim um gentleman, e naturalmente que a trataria sempre por "my dear" ou seja minha querida, mas não assinaria :)))))))

Beijinhos.

Andresa Ap. Varize de Araujo disse...

MINHA AMIGA, NAO DIRIA LENDA, MAS UMA HISTORIA REAL, COM UMA LIÇÃO DE HUMILDADE.

HOJE AS VEZES NOS PEGAMOS COM PRECONCEITO DE FALAR, OU SE DIRIGIR A PESSOAS QUE NÃO SAO DE NOSSA NAÇÃO, CULTURA OU RELIGIÃO, PROCURAMOS EVITAR OS NECESSITADOS,
IGNORAMOS AS PROSTITUTAS OS DROGADOS E OS BEBADOS.....
MAS QUE BELO EXEMPLO JESUS NOS DEU, MESMO SENDO SAMARITADA NÃO A REPUDIOU..

BJS
OTIMA NOITE
ANDRESA

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga.

O que dizer diante de um texto assim?
Palavras são poucas
diante do belo e do profundo.
Então só resta sentí-las,
entendê-las e levá-las
em nossos corações.

Que os sonhos sempre estejam em ti.

Naty disse...

Nesta PÁSCOA...
Abram vosso CORAÇÃO...
E deixem que a fé e o amor façam eterna moradia.

A Páscoa nos deixa muito felizes e temos a agradável certeza de que estaremos sempre todos junto.

Fazemos votos que sejam sempre felizes.

Já que a Páscoa é amor, desejamos que este amor se fortaleça a cada ano, a cada dia.

Que a nossa e vossa cumplicidade possa permanecer sólida.

Que possamos continuar acreditando no amanhã, pois o caminho é longo e nós estaremos sempre lado a lado.

Tudo.faremos para vos transmitir Paz e Amor
Feliz Páscoa
Bjs com carinho

Anónimo disse...

Essas Lendas me fascinam essa eu ñ conhecia.
Parabéns amada.
Uma feliz Páscoa amiga com muito amor e muita paz no coração.
Com Jesus e Maria sempre conosco.
beijokas.

Unknown disse...

Querida amiga Mariazita,
já conhecia esta lenda, é lindíssima, adorei este momento!

Deixo um beijinho com votos de uma Santa e Feliz Páscoa,
Ana Martins

Maria Bonfá disse...

vim agradecer sua visita.. menina me encantei com esse texto.. maravilhosa a forma com escreves.. estive dando uma espiadinha nos outros voltarei com mais tempo para conhece-los. estarei te seguindo.. amei.. seu cantinho é puro aconchego..uma linda pascoa para ti e sua familia. beijão

Táxi Pluvioso disse...

Vejo que esse Jesus é um preguiçoso, mas sabia do lugar da mulher, na cozinha a servir o homem. Se fosse nos nossos tempos ele estaria em frente do plasma vendo futebol e pedindo cerveja geladinha em vez de água :-))))))

Boa Páscoa

Sandra disse...

BOM DIA!!!
ALÉM DO FERIADO GOSTO VENHO LHE DESEJAR UMA LINDA E BELA PÁSCOA.
IZ PÁSCOA. QUE DEUZ ABENÇOE A SUA VIDA E TODA A SUA FAMILIA.
AGRADEÇO E RETRIBUO O SEU CARINHO NO BLOG. TODOS OS MEUS BLOGS AGRADECEM O SEU CARINHO.
DEIXO UM GRANDE ABRAÇO E ATÉ MAIS.
CARINHOSAMENTE,
SANDRA

TEM UM SELINHO NA CURIOSA DE PÁSCOA PARA VC.
PASSE LÁ.

Fátima disse...

Feliz Páscoa!
Beijos recheados de chocolate para você.
Com carinho
Fátima

poetaeusou . . . disse...

*
da Fonte
veio Madalena,
com a sede da etenidade,
e não . . . pecadora !
,
brisas serenas,
deixo,
,
*

Anónimo disse...

Boa noite amada.
Vim te deixar o meu carinho por ti e lhe desejar mais uma vez uma feliz Páscoa.
Te adoro minha bela.
Obrigado por existir.
Beijokas

Pena disse...

Sensível e Extraordinária Amiga:
Um Post belo e intenso.
Depois, venho para apreciar a sua beleza e ternura melhor.
Beijinhos amigos de sonho.
Uma maravilhosa Páscoa junto da sua família de encanto.
Beijinhos amigos de respeito e estima.
Com admiração constante por si, (uma deslumbrante escritora de sucesso) e com consideração enorme.


pena

Excelente. Linda.
Bem-Haja!

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Boa tarde, Mariazita.
Passando para desejar uma FELIZ PÁSCOA para você e sua familia. Já que estou sem computador, aproveito a visita de meus filhos para tirar uma casquinha do notebook de minha filha.
FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... deseja uma boa semana.
Beijo grande.
Saudações Educacionais !

In Cucina disse...

Mariazita que lindo fado!!!

Mais uma riqueza portuguesa que aprendo visitando seu bnlog!

Beijos brasileiros, Teresa

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querida Mariazita,

Eu já tinha lido aqui a lenda, porque não comentei logo, ou de o fiz e não finalizei bem a operação, é um mistério ao qual não sei responder...
Deve ter sido por causa dos meus afazeres, sempre a correr, e não tive 16 convidados...nem nada que se pareça_:))))

Dizem que todas as lendas têm um fundo verdadeiro, por isso eu acredito nelas e gosto tanto de as ler, tal como a minha amiga.

Esta é particularmente bela, está coo sempre lindamente escrita. Nota máxima.
Parabéns!

Beijinhos

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Amiga Mariazita,

Querida, não ligue, estou é a ficar senil :))))
Começo a dar razão ao José!!!!

É que não tenho um só, mas dois...
bem agora ficam três.
Sem dúvida alguma.
Estou mais descansada, não é das lentes, é mesmo stress.

Beijinhos

Mariana disse...

Passei para visitar-te .
Deixo um grande abraço.
Aproveitei e reli a lenda.

Rafael Sperling disse...

Bem interessante essa história... Acho que é bem possível, por que não? Pena que não deu pra ouvir a música, parece que o video foi removido...
bjs

Anónimo disse...

Amada eu entendo,fique tranquila.
Um beijo grannnnnnnnnnnnnnnnnnde.
Saudades minha linda.

Poseidón disse...

Bom dia Mariazita,

o nosso interior e muito importante cuidar para viver em paz e ficar bem com a vida..

Adorei seu post querida amiga

Tenha cuidado com sua auto-estima porque ela deve ser o seguinte:

Consideração, apreço e valor por si mesmo, você vai se sentir mais fortes e capacidade de regeneração.

beijos, besos, bisous

Lyra disse...

Olhem este sitio absolutamente delicioso para se desenhar, "desabafar" e descontrair :o)

Percebi que não é preciso sabermos desenhar bem para ilustrasmos ou "escrevermos" o que nos vai na alma através do desenho...E às vezes é bem mais fácil desenharmos o que nos vai na alma em..."silêncio"

E podem sempre adicionar o desenho ao vosso blog ou enviá-lo por e-mail a alguém.

www.sketchtag.com - visitem - vale mesmo a pena! Divirtam-se!

Pena disse...

Simpática e Estimada Amiga:
Desconhecia que a lenda da "Samaritana" originasse o hino de Coimbra.
Fantástico aquele beijo, sem maldade.
Belo e delicioso, o poema!
Bem-Haja, por este momento lindo.
Beijinhos amigos.
Sempre no maior respeito e fascínio pela sua escrita fabulosa e extraordinária.

pena

MUITO OBRIGADO pela sua amizade.
É uma honra que preservo imenso.

Anónimo disse...

Boa noite amada.
Vim te deixar o meu beijo embrulhado com muito carinho.
Beijokas minha bela.

Cândida Ribeiro disse...

Querida Manita,

Já estava com saudades das tuas histórias e hoje lá consegui um tempito para te ler.
Uma história linda, que nos fala de amor de Jesus e que não deve ser escondido.
Fizeste uma boa pesquisa e a história ficou linda com o fado da Samaritana....também ouvi muitas vezes a minha mãe cantá-lo.

beijinhos carinhosos

Anónimo disse...

Obrigado amada.
Beijossssssssssssssssssssssss

Anónimo disse...

Oi gatona rs.
Pode cobrar hua hua hua.
beijos minha maravilhoooooooosa.

Non je ne regrette rien: Ediney Santana disse...

bela história de encantamento e fé

Bergilde disse...

Mariazita,da casa de mariquinhas,pra histórias de encantar não resisto em admirar seu modo de narrar!A rima não foi proposital,mas o fato é que os textos aqui são belíssimos porque você põe neles um toque especial de sua interpretação própria.Ouví muitos sermões sobre essa passagem bíblica,mas continuo com o desejo de beber dessa água cada dia mais, cada vez mais...Da Itália,Bergilde

eurek@ disse...

Ola, Obrigado por visitar meu blog,
se tiver algum pedido e so fazer.

vejo que não é Brasileira, adoraria colocar no meu blog, filmes ou musicas de Portugal se tiver alguma dica, eu adoraria recebe-la.

adorei seus blogs,


obrigado
Rodrigo
Eurek@

lis disse...

Oi Mariazita
Linda passagem biblica 1
São todas maravilhosas e com liçoes pra quem as lê.
E interessante que apesar de ter passado há tanto tempo , nao envelhece ,sempre atual, com liçoes pros nossos dias .
obrigada pela bela leitura
beijinhos

Mª João C.Martins disse...

Querida amiga

Assumo na minha vida, a vida de Jesus como exemplo. O exemplo de um homem como os demais, que nasceu, viveu e morreu na sua passagem terrena, com uma missão muito particular. Para O sentir assim, tenho de entender o Seu percurso como o de um Ser Humano que foi, com sentimentos, inquietações, emoções, tentações, dúvidas, hesitações... como qualquer um de nós... com uma pequena(enorme!!!) diferença. Ele tinha a sabedoria da verdade plena e a luz estava sempre nos seus olhos, nos seus gestos em todas as suas decisões. Por isso, Ele foi e é o nosso exemplo. Aquele que antes de nascer, já era o que nenhum de nós alguma vez alcançará...
Tão doce.. .e tão humano, este amor de Jesus,( teimosamente e cegamente inaceitável pelo homem), por Maria Madalena....

Um beijinho querida Mariazita
( Como é que eu não hei-de gostar do que publicas??? ) :-)

Unknown disse...

(Espero de coração que leia e responda se possivel.)Estou encantado por ti. Tenho apenas 18 anos, e tenho a certeza que seu conhecimento deveria ser "OBRIGATORIO" para todos os jovens..."JOVENS A ESPERANÇA DO MUNDO". Digo que repassei relatos seus para um grupo de email jovens e sempre que tiver a oportunidade continuarei a fazer. Sou católico e pergunto, acreditas que Jesus tenha beijado Madalena? Pergunto apenas por curiosidade. Muitos acham que alguns fatos biblicos que talvés tenham sido retirados da história, podem fazer a diferença e revelar fatos que comovam e causem importantes mudanças. Mais para mim o principal é o AMOR. Se Jesus teve dois metros de altura, se Ele teve filhos, se Ele beijou madalena, se Ele era cabeludo e barbudo...será que isso realmente é a essencia? AMOR. A verdade sempre deve ser colocada, mais que prevaleça o AMOR! Uma otima e abençoada semana. Grato, Gabriel Welder(bielzolver@gmail.com)