A PRÓXIMA POSTAGEM SERÁ NO DIA 16 DE DEZEMBRO
A PRÓXIMA POSTAGEM SERÁ NO DIA 16 DE DEZEMBRO

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

A LENDA DE SHERAZADE E AS MIL E UMA NOITES

Shariman era um poderoso Sultão que reinava em absoluto no Oriente. Possuía um belo palácio em Bagdá e seu irmão chamado Shazaman dominava a China.

Um dia, Shazaman enviou um mensageiro a Bagdá convidando Shariman para uma visita. Shariman, que gostava de viajar e estava com saudades do irmão, prontamente aceitou.

Estava ele no meio do caminho, quando se lembrou de que deixara no palácio o presente que daria ao seu irmão.
Retornou inesperadamente ao palácio e pôde ver um dos súbditos entrando no quarto de sua esposa.
Enfurecido, Shariman apanhou a espada, e, rasgando o véu que guardava a entrada do quarto dela, surpreendeu os dois abraçados. Ordenou aos guardas que levassem o traidor para a prisão e expulsou a rainha de Bagdá para sempre.

Shariman decidiu que nunca mais confiaria em mulher alguma.
Para evitar traições, ele se casaria com uma jovem a cada noite. No dia seguinte, ao nascer do sol, ela iria embora do reino e não poderia mais voltar.
Shariman encarregava o nobre Mustafá, seu Vizir, de escolher suas esposas.
Várias jovens foram levadas; as famílias não podiam negar nada ao Sultão. Muitas porém fugiam, para escapar ao cruel destino. Chegou um dia que Mustafá não encontrou donzela para casar com o Sultão e voltou preocupado para casa.

O Vizir tinha duas lindas filhas: Sherazade e Denizade. Sherazade, a mais velha, além de bela, era instruída nas artes e nas ciências. Havia lido muitos livros e todas as tardes visitava a praça dos contadores de histórias: um lugar onde várias pessoas se encontravam para contarem as suas aventuras e descobertas.

Vendo seu pai infeliz perguntou o motivo de tanta tristeza. Quando o Vizir
Lhe contou o que se passava, Sherazade disse:
- Pai, leve-me ao Sultão; serei sua esposa e terminarei com essa tragédia.

No dia seguinte Sherazade e seu pai foram ao encontro de Shariman. O sultão ficou admirado de sua beleza e casou-se com ela.

Quando chegou o momento esperado Sherazade olhou para o Sultão e disse:
- Deixe-me alegrar seu coração, meu senhor! Permite que lhe conte uma história?
Curioso, Shariman aceitou.
Sherazade, com sua voz melodiosa, começou a contar histórias de aventuras de reis, de viagens fantásticas, de heróis e de mistérios. Contava uma história após a outra, deixando o Sultão maravilhado.

Sem que Shariman percebesse, as horas passaram e o sol nasceu. Sherazade interrompeu uma história na melhor parte e disse:
- Já é de manhã, meu senhor!
O sultão, interessado na história, deixou Sherazade no palácio para mais
uma noite.

E assim Sherazade fez o mesmo naquela noite; contou-lhe mais histórias e deixou a última por terminar. Sempre alegre, ora contava um drama, ora contava uma aventura, às vezes um enigma, outras vezes uma história real.

Procurava sempre a tenda dos contadores em busca de histórias para nunca repetir nenhuma. Todas as noites Sherazade tinha uma história nova para contar ao Sultão. Ela agiu dessa maneira por mil e uma noites seguidas.

A jovem teve tanta dedicação e foi tão carinhosa, que acabou conquistando o coração do Sultão. Na milésima Segunda noite Shariman declarou:
- Não saberia viver sem suas histórias e seu amor, Sherazade.

Sherazade sorriu e abraçou seu esposo. Sherazade e Shariman foram felizes por muitos e muitos anos.

Image and video hosting by TinyPic



20 comentários:

Graça Pereira disse...

Sherazade devia ser exemplo para muitas esposas...e que aprendessem que é pelo espírito inteligente e sábio que podem prender o seu marido!
Uma história lendária muito bem contada.
Beijocas
Graça

Desnuda disse...

Mariazitaaaaaaaaaa,

eu amo esta lenda , que voce narrou, como sempre, divinamente!

Beijo estalado de bommmmmm

Unknown disse...

História é história mas cada uma trás sempre uma mensagem educativa.
Desejo que em cada família viva com sabedoria cativando-se mutuamente.
É necessário sabedoria de ambos os lados e também muito amor.

Marilu disse...

Querida amiga, suas histórias são sempre de encantar, venho aqui e sinto-me criança outra vez. Essa história é maravilhosa. Beijocas

Táxi Pluvioso disse...

Felizmente que temos as nossas Sherazades, os políticos presentes e futuros, para nos contarem histórias durante mil noites, e as suas cabeças não rolarão. bfds

Vitor Chuva disse...

Olá, Mariazita!

Sherazade, para além de bonita era inteligente. Deu ao Sultão aquilo que as outras não teriam, ou não tiveram tempo para dar.Jogou bem os trunfos que tinha...
História tão antiga como o tempo, mas sempre agradável de revisitar.

Beijinhos.
Vitor

AC disse...

tenho todos os volumes desta magnífica obra. Para ler e reler...

beijo :)

Fátima disse...

Mariazita... Que saudades!
Já brinquei de Sherazade.
Sabia?
À ela fui comparada.
Verdade!
Para o meu amado e único Sultão Dei o meu coração.
Por tanto amá-lo
E assim, bem, querê-lo.
Dei-lhe o que outras não poderiam dar:
Dei-lhe meus sonhos.
Ilusão!
Abri meu coração nas mais encantadoras histórias.
Sei que encantei!
Apaixonada, também eu, fiquei.
E fui, sou, correspondida.
A vida é bonita, né Mariazita?
Tão cheia de histórias...

Mª João C.Martins disse...

Sábia lenda....

Pois o amor não se constroí em uma noite, mas na dedicação de muitos dias.

Um beijinho amiga

Luis disse...

Minha Querida Amiga Mariazita,
Uma história linda e muito bem apresentada como sempre. Para quem regressa ao convivio da Blogosfera é um prémio ter esta oportunidade! Bem Haja pelas suas belas histórias!
Um beijinho muito amigo.

Daniel Costa disse...

Mariazita

Confesso ser a orimeira vez que leio a história de SHERAZADE. é um conto, como os das Mil e uma Noites. é sempre bom ir tomando novos conhecimentos.
Beijos

CICL disse...

Adoro as mil e uma noites...

gostei de passar por aqui... Bom domingo.

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querida Mariazita!

Desculpa se chego tarde e a más horas :))
Não fui a Braga, lamento tanto! Nem sabes quanto!
Em meados de Novembro será a tua vez e não só, veremos se dá.
Adoraria conhecer-te pessoalmente!

Amiga, este conto é delicioso!
Sabes bem como ambas gostamos de contos fantásticos.
Deu-me agora saudades dos meus contos e lendas, mas não tenho tempo para mais Blogs.
Leio os teus e pronto.

Pois é! Esta é uma lição perfeita, para quem ainda não sabe da arte de conquistar e merecer o amor.

Adorei!

Espero que a tua rotina não acabe contigo!
Cuida-te cuidando bem do teu marido, como sei bem que o fazes.

Beijo

Anónimo disse...

Voltei minha flor,morrendo de saudades das suas belas histórias.
Me perdoe pela ausência mas esta se fez necessária.
Um beijo grande minha amada.
Parabéns pela bela postagem.

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga.

Depois de alguns dias de distância
estamos voltando ao convívio dos
amigos que aprendemos a gostar.
Obrigado pela amizade
e pelas palavras
que tornam a nossa vida
mais bonita.

Sua amizade é preciosa para mim.

Paula Figueiredo disse...

Ai que linda estória sobre a sabedoria yin da mulher. Dedicação, amor e uma dose de astúcia são a força motriz dessa duração. Gostei que não teve felizes para sempre, mas "por muitos e muitos anos" deixando abertas as possibilidades de mudança do destino, que sempre existem. Adorei conhecer aqui. Estou te seguindo! Abraço.

E vamos confiar na VIDA e no SER!

Unknown disse...

Estive aqui amiguita linda de mio cuore, pra retribuir a tua doce visita e deixaste lá a tua ternura e delicada presença amiga.
E fiquei feliz, recordando a minha juventude, quando eu ficava deslumbrada me deliciando e viajando com lendas maravilhosas maravilhosas e reflexivas como essa, que nos mostra que; quando amamos superamos tudo com sabedoria e inteligência não é amiguita?
Muito linda e bem escrita com essa tua dedicação que admiro não é de hoje.

Boa Noite minha amiga e companheira.
Que os anjos cantem em teu leito lindas canções e a façam despertar com essa alegria que contagia sempre.
Deus te abençoe e te cuide, pois és preciosa e muito querida .
Carinhos e carinhos meus.
Jady

Silenciosamente ouvindo... disse...

Amiga já me registei também neste.
Lendas são mtº. interessantes
de seguir. É um prazer vir aqui.
e segui-la.
Um beijo/Irene

Táxi Pluvioso disse...

Bela perna tem essa Sherazade. bfds

Graça Pereira disse...

Passei para te deixar um beijo amigo.
Graça